top of page

Mirtes e Marly são professoras aposentadas da rede pública de ensino, em meados de 1985, ao verificar que as mães de seus alunos sempre recorriam a conselhos e indicações das professoras, decidiram que precisavam de um local para realizar o atendimento destas famílias do Capão Redondo e seu entorno.

Com muito esforço, conseguiram economizar e comprar um terreno onde fundariam o Movimento de Mulheres do Jardim Comercial.

Sem apoio de nenhum órgão público ou investimento de empresas, Mirtes e Marly começaram sua História  de forma brilhante e aguerrida.

Mas o tempo foi passando e o Movimento de Mulheres tomava cada vez mais grandes proporções e ambas se reuniram e decidiram que não era só um local para aconselhar as mães de seus alunos e sim um local para transformar a comunidade.

Assim mais uma vez sem o apoio de poder público ou privado, reuniram suas economias e começava assim os "Cursos da ONG das Mulheres", apelido que a comunidade deu a ONG  para ter uma referência quando se falava de dona Mirtes e Dona Marly.

Um início difícil, com luta e bastante fé, os cursos oferecidos eram de pintura de pano de prato, trico e crochê e depois começamos a oferecer o curso de culinária básica onde a "mulher" aprendia a fazer salgados e bolos para ajudar em casa.

E assim o Movimento de Mulheres foi auxiliando a comunidade, um pouco aqui, um pouco ali e estava na hora de ampliar este auxílio; E como fazer isso?

Mirtes e Marly notaram que a maioria das mães que abandonavam o curso, não tinha com quem deixar seus filhos e assim, decidiram que no período que a "mãe" estava em curso, o filho teria recreação e contação de histórias.

Mas a situação econômica piorou, e após conversar com sua filha formada em economia Mirtes decidiu criar um produto exclusivo para levantar fundos e manter a ONG em funcionamento.

Assim nasciam os Livros de pano do Movimento de Mulheres do Jardim Comercial, que são reconhecidos nacional e premiado internacionalmente.

Com temas atuais, entre eles Racismo, diferença Social, Reciclagem, Ecologia, Diversidade e Interativos.

O Movimento de Mulheres ainda não conta com investidores ou apoio, mas continua suas atividades acreditando que o melhor de cada um é ser solidário.

bottom of page